A Vara e o Cajado do Pastor


TEMA: A VARA E O CAJADO DO PASTOR


OBJETIVO: MOSTRAR OS CUIDADOS DO SENHOR JESUS (O BOM PASTOR) PELOS OS SEUS SERVOS  ( AS SUAS OVELHAS)
TEXTO BIBLICO:  SL 23: 4 b - “ ...A tua vara e o teu cajado me consolam.”

INTRODUÇÃO

Quais os dois instrumentos utilizados pelo o Pastor para cuidar das suas ovelhas? São a vara e o cajado. O interessante que esses dois instrumentos nunca eram utilizados para ferir, maltratar as ovelhas, pelo contrário eram sempre utilizados para o benefício do rebanho.
Davi que era conhecido em Israel como o rei pastor, nesse salmo Davi se coloca não como rei, mas sim como servo (ovelha), e dessa condição que receberemos os cuidados maravilhosos do Bom Pastor que é o Senhor Jesus.
 O salmista faz uma analogia entre o cuidado, o amor que o pastor tem pelas as suas ovelhas mostrando o cuidado que o Senhor Jesus tem pelo o seu povo.

DESENVOLVIMENTO:
SL 23: 4 b - “... A tua vara e o teu cajado me consolam.”
No oriente médio, o pastor carregava apenas uma vara e um cajado.
A experiência de Davi é também a mesma experiência de todos aqueles que tem entregados as suas vidas aos cuidados do Senhor Jesus.
E podemos ver desse verso lido, o cuidado maravilhoso do Senhor nosso Deus desse dois instrumentos: A vara e o Cajado:

1-     “... A TUA VARA...”

A vara há três funções principais desse instrumento.

1.1-  Proteção
A vara era, na verdade a extensão do braço direito do Pastor. Constituía um símbolo de sua força, poder e autoridade, numa situação difícil. Era usado como defesa e proteção contra qualquer ameaça que o rebanho possa enfrentar.
O Senhor nosso Deus tem nos sustentado com a destra da sua justiça. E tem sido a nossa segurança em todos os momentos de nossas vidas.
Não tememos os perigos que nos cerca (desemprego, enfermidades, lutas no lar, problemas familiares entre outros) as situações de provas, porque não estamos sós, temos o nosso Deus ao nosso lado que é verdadeiramente a segurança para as nossas almas.
O Senhor Jesus está a destra do Pai intercedendo por nós. Aguardando a ordem do Pai, meu filho amado vai buscar a sua noiva amada (a igreja fiel) essa certeza traz para o nosso coração segurança.

1.2- Examinar as ovelhas

O pastor abre a lã com a vara, corre todos os dedos por todo corpo da ovelha à procura de sinais de irregularidade. Este exame é bem profundo, envolvendo cada detalhe de interesse da ovelha. Esse exame é de grande conforto para o animal, pois somente deste modo seus problemas ocultos (feridas, espinhos) podem ser expostos perante o pastor.
Podemos identificar desse ato a Onisciência do Senhor Jesus, como aquele conhece o nosso coração. O Senhor sabe o que pensamos, sentimos, sabe de todas as nossas necessidades.
Como é maravilhoso sentimos em meios as empates da vida ( aflições desse mundo= desemprego, perdas, problemas no lar,local de trabalho, crise financeira,falta de paz, entre outros ) o toque das mãos do Senhor Jesus em nossas vidas. O toque do Senhor curas as feridas da alma, traz o consolo, alegria, o fortalecimento, dar sentido a vida. Foi o toque do Senhor Jesus que mudou as nossas vidas.
1.3- Contar as ovelhas

Na terminologia do velho testamento isso era descrito como “ passar sob a vara” ( Ez. 20:37). Mostrando que a ovelha havia sido contada pelo o pastor.
Ser contado pelo o pastor para nós significa ter a certeza que os nossos nomes estão escritos do livro da vida. Não há alegria e consolo maior do que este. Ter a certeza de salvação em Jesus.
2-     “...O TEU CAJADO ME CONSOLA.”

O cajado do pastor, normalmente, é uma vara longa e fina, tendo uma das pontas recurvadas formando um gancho. Ninguém em nenhuma outra profissão, carrega  um cajado de pastor. É um instrumento  usado unicamente para cuidar de ovelhas. é usado apenas para o benefício do rebanho.
O cajado tem três funções importantes:

2.1- Trazer as ovelhas para um contato mais íntimo com o Pastor

O Espírito Santo é esse agente de união entre o homem e Deus. O desejo que sempre houve no coração de Deus é que o homem esteja na sua presença. É tudo que a igreja fiel deseja é estar junto do nosso amado salvador.
Salvação é ter intimidade com Deus. É está perto do Senhor Jesus, o nosso Bom Pastor, ouvindo a sua doce voz que traz para o nosso coração o alento, refrigério, paz e a certeza de uma vida eterna.

2.2- Erguer as ovelhas

Quando as ovelhas estavam viradas, ou seja, com as patas voltadas pra cima, o animal não consegue se levantar. O único que podia levantar a ovelha era o pastor com o seu cajado. Se não houve ação do Pastor com o seu cajado em erguer a ovelha. Ela perece porque será um alvo fácil dos seus predadores além de ficar sem água e o alimento que são fundamentais para a sua existência.
Somente o Senhor Jesus pode nos erguer e manter de pé na sua presença. Ao longo da caminhada o homem pode cair, desanimar, está enfraquecido devido as aflições da vida. Mas tendo o Senhor Jesus como nosso Pastor querido nunca vai falta a ação do seu cajado em nossas vidas nos colocando na posição que lhe agrada que é de pé espiritualmente.
Por isso que o salmista diz que cajado do Pastor nos consola. Necessitamos da ação contínua do Espírito Santo em favor de nossas vidas. O Senhor tem provido tudo o que a nossa alma necessita.
2.3- Dirigir as ovelhas

O cajado também é utilizado para dirigir as ovelhas. Ele não utiliza para espancar o animal. Em vez disso, encosta a ponta da longa vara no flanco do animal, e, com uma leve pressão, guia as ovelhas ao caminho que deseja. Desse modo, o animal aprende o caminho certo.
A operação do Espírito Santo em prol do seu povo é de guiar- nos no caminho eterno que o Senhor Jesus para alcançarmos a eternidade com Deus.
A cada dia o Senhor tem nos ensinado que a caminhada é por fé, Sendo dirigido pelo o Espírito Santo e Obedecendo a Palavra de Deus  e que somos servos e não senhores.

CONCLUSÃO:

Amados irmãos o nosso Deus não mudou, continua o mesmo, porque o Senhor é eterno e perfeito. Assim como Davi podemos dizer que profeticamente o Senhor Jesus tem utilizado também esses dois instrumentos: a vara e o cajado para cuidar e proteger e prover tudo o que é necessário para podermos passar pelo o vale que é esse mundo e chegarmos ao nosso objetivo que é Jerusalém Celestial.
 

JOSENILSON FÉLIX
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SIGNIFICADO DOS LIVROS DA BÍBLIA

As seis Talhas

Dois Gravetos - A Viúva de Sarepta